terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eu quero fazer cinema!!!!!

Seguem dicas simples e rápidas para quem deseja dar um filmlook a suas criações sejam elas filmes caseiros ou produções com ambições profissionais. E o melhor, gastando pouco.

Programa de edição:

Windows: SONY VEGAS (Pago)
http://www.sonycreativesoftware.com/products/vegasfamily.asp

Mac : Final Cut (Pago)
http://apple.com

Ubuntu-Linux: Cinelerra (Gratuito) - não deixa nada a dever ao Final Cut, incluindo algmas oções de composição que na suíte da Apple exiegm outros softwares e mais alguns milhares de reais...

http://cinelerra.org/

Computador:

MacMini Core 2 Duo, aproveitando aquele mesmo teclado e monitores que você já possui. E ainda podeinstalar qualquer um dos sistemas operacionais acima. Vem com Firewire 800 (paraligar um HD externo ou um RAID - recomendo), tem saída HDMI (pode ligar uma TV para fazer preview) e custa poyco pelo que oferece, sem dores de cabeça na hora de instalar programas.

A alternativa é mandar montar uma máquina com Intel i7, um hackintosh, por sua conta e risco.

Para saber como:
http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=%20180954

Câmeras:

Sem contar com as alternativas DSLR, que precisam de suportes e adaptadores para conseguir uma ergonomia voltada filmagem, existem algumas boas opções no mercado para quem quer tirar da caixa e filmar direto, apenas escolhendo a objetiva que mais lhe apetece.

O mais importante nessas câmeras é o tamanho do sensor: São APS-C (Sony) e FourThirds (Panasonic), com uma gama diãimica e latitude muito maiores que os sensores das camcorders HD full comuns. Com as objetivas certas, fica mais fácil conseguir aquela profundidade de campo mais rasa que tanto gostamos.

SONY NEX 10 - Já vem com uma lente 18-200mm e aceita adaptador PL para usar aquela prime da Zeiss...

http://www.bhphotovideo.com/c/product/717535-REG/Sony_NEX_VG10_NEX_VG10_Interchangeable_Lens_Handycam.html

Quen tiver paciência para esperar até dezembro 2010, vai poder brincar com a PANASONIC AG-AF100.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/731509-REG/Panasonic_AG_AF100_AG_AF100_Micro_4_3_Professional.html

Lembro que as duas garantem resultados mais consistentes para quem pretende exportar seu filme para película ou exibir em telas de cinema do que a boa e velha HVX 200 com rigs da Red Rock MIcro ou similares.

E, para aqueles que vieram do √eideo e possuem pouca intimidade com câmeras fotográficas DSLR, essas novidades são um caminho mais curto para conseguir o resultado desejado, com uma curva de aprendizado mais suave.

E por uma fração do custo de uma D60, 7D ou 5D.

Essas novas camcorders ainda fazem fotografias still com qualidade equivalente às melhores profissionais, graças a seus bons sensores e lentes top de linha.

Com as câmeras em mãos, da para realizar suas idéias, já que elas desemenham bem com luz natural e possuem registro sonoro completo, dispensando microfones externos se a grana esta curta.


Nos próximos post falarei de adaptadores, lentes de cinema, filtros, iluminação e captação de audio.